sexta-feira, 10 de abril de 2015

Primeiro dia da Mostra de Teatro do Velho Chico em Ibotirama

A abertura da Mostra de Teatro foi em homenagem e Comemoração do Dia Mundia do Teatro e Nacional do Circo. E a cidade a plateia presenciou um dos melhores espetáculo da arte circense, Lamúrias de Palhaços Tontos no Alto do Bode que aconteceu dia 27 de março, bem no dia que se comemora o dia nacional do circo, a apresentação começou às 20h, no Auditório do Colégio Cetep Velho Chico em Ibotirama
Foto do Espetáculo
De acordo com a missão de disseminar a arte de rua e a arte do palhaço, o grupo realiza oficinas de várias modalidades como atividade complementar aos espetáculos. Para a Mostra de Teatro do Velho Chico, o Arte e Movimento contou só com uma apresentação mas prometeu voltar a Ibotirama para ministrará oficinas, que tem como objetivo a formação de artistas. Originalmente projetado para as ruas, Lamúrias de Palhaços Tontos no Alto do Bode, o espetáculo do Grupo Arte e Movimento, três palhaços e músicos retratam figuras da cultura popular sertaneja, interpretando lavadeiras, cangaceiros, caçadores e feirantes. Com direção de Aécio Bastos, o espetáculo reúne arte de rua e palhaçaria, e seu enredo é composto por momentos trágicos e cômicos, com intuito de provocar no público diferentes emoções. “O espetáculo é resultado de uma intensa pesquisa sobre a arte do palhaço”, aponta Aécio. 
A Companhia
Oriundo de São Gabriel – Bahia, o Grupo Arte e Movimento, especializado em Arte Circense, surge em 2004 tendo como fundador Márcio Araújo, um dos componentes da formação atual. Seus espetáculos buscam unir aspectos do circo contemporâneo à magia dos circos mambembes que circundam o sertão. Por isso, tem a rua como principal espaço de apresentações. Além de Lamúrias de Palhaços Tontos no Alto do Bode, o grupo tem no portfólio uma série de 4 espetáculos denominada “Um Pulo na Merda”, e coleciona apresentações em diversas cidades baianas e participações em festivais nacionais.


   2º Espetáculo da Noite - Você Pinta como Eu Pinto?
A Segunda apresentação da Noite ficou por conta do Grupo de Teatro Amadores da Arte da cidade de Serra do Ramalho que fica as margens do Rio São Francisco, o grupo trouxe o espetáculo, Você Pinta como Eu Pinto? Que envolve atuação de um artista plástico em cena.

Um pintor apaixonado pelo que faz encontra, às margens do Rio São Francisco, inspiração para criar sua obra de arte, de modo que os personagens da pintura vão criando vida no decorrer da peça e abordando temáticas recorrentes a atual conjuntura do rio em questão. Lendas, conflitos, paixões, a simplicidade  e resistência do povo ribeirinho são retratadas de forma marcante, além de alertar sobre perigos da escassez de água.
O texto é construído em prosa e literatura de cordel, valorizando as riquezas que são próprias da região ribeirinha, exaltando os que vivem às margens do rio São Francisco e resistem, bravamente, às dificuldades naturais de seca, assoreamento, transposição e falta de cuidado com o rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário