quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mostra de Teatro do Velho Chico teve Palestra e Oficinas

OFICINA - O CORPO SE CRIA
Durante a Mostra de Teatro também foi realizado algumas atividades envolvendo o processo de formação, qualificação e intercâmbio teatral, durante o dia com Oficinas & Palestra de Teatro para os grupos que estavam participando do evento e também para outros representantes de grupos de teatro que foram convidados. A primeira oficina O Corpo que se Cria é a expressão corpórea e o-vocal com base e dinâmicas corporais e musicalidade das manifestações a músicas tradicionais brasileira. Elementos "pré-expressivos" da interpretação, através de jogos dramático, jogos teatrais e jogos de improvisações. 
A Oficina começou no sábado dia 28 e foi até domingo, com Dominique Faislon que é graduado em teatro com habilitação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. É ator e arte-educador. Na oficina participaram componentes da Cia. de Teatro Mistura, Grupo de teatro Talentos do Amanhã, Danilo de Paratinga, Tallya Gaia de Caetité, grupo de teatro do campus da Uneb de Bom Jesus da Lapa, Grupo Trakinos de São Desidério e grupo de teatro amadores da arte da cidade de Serra do Ramalho que apresentou na sexta feira a noite com espetáculo você Pinta como Eu Pinto?
Atuação na Área Artística, 
Registro Prossional e Formação para as Artes 
A tarde teve a palestra de Fernando Marinho que aconteceu no sábado dia 28 de março as 14:00 horas na cidade de Ibotirama, e foi um momento enriquecedor para o Movimento de Teatro do Velho Chico, que pela segunda vez, consegue realiza este grande encontro, que é único, com um palestrante tão qualificado e experiente para falar do processo de qualificação no interior, e o projeto Retrate qualificação no interior deixou os presentes representantes de grupo de teatro, Esteve presente no momento Secretario de Cultura Reginaldo Pereira, Gilberto Morais coordenador da Mostra e vários representantes de grupos de teatro de diversos território do oeste da Bahia, como a Cia. de Teatro Mistura, grupo Talentos do Amanhã - Ibotirama, Grupo Giral - Paratinga, Grupo de Teatro da Uneb - Bom Jesus da Lapa, território velho chico, Cia. Ribeira Arte - Xique xique território Irecê e Dominique Faislon de Correntina e Tally Gaia de Caetité.  
Depois da Palestra, Aconteceu a segunda oficina do dia, Oficina de Vivência com Jogos Teatrais que tem como objetivo a exploração do teatro como comunicação e expressão artística. Jogos teatrais é expressivos para a composição de personagem e cena. Tally Gaia é Pós-graduanda em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter; Licenciada em Geografia pela Uneb VI; Atriz, palhaça, figurinista, maquiadora e membro fundadora dos Dobradores de Arte - A Trupe. 
As duas oficinas oferecidas para os grupos de teatro durante o evento foi importante, pois através destas propostas ministradas, que teve carga horária de 16 horas aula, foi abordado a composição do corpo em cena, e como os atores e diretores com seus espetáculos podem investigar e acrescentar o corpo como referência. E os jogos teatrais é um dos exercícios de estrategias para que os grupos consiga montar os espetáculos  com atividades que tem o foco de disciplinar o jogo em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário