quinta-feira, 9 de abril de 2015

I Mostra de Teatro do Território Velho Chico promove o teatro da região

Histórias, lendas e contos tradicionais – que revelam crenças, costumes e a cultura das cidades que integram o oeste baiano – serão apresentados nos quatro espetáculos selecionados para a programação da I Mostra de Teatro do Território Velho Chico, projeto apoiado pelo edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). O evento vai acontecer entre os dias 27 e 29 de março, Mês do Teatro e do Circo, no auditório do Colégio CETEP Velho Chico, na cidade de Ibotirama, com o objetivo de dinamizar o cenário cultural da região e evidenciar a diversidade do fazer teatro no interior do estado.
Lamúrias de Palhaços Tontos no Aldo do Bode será o primeiro espetáculo a se apresentar na Mostra, no dia 27 de março. Utilizando técnicas próprias do circo, a peça, do grupo Arte em Movimento, oriundo de São Gabriel, retrata figuras da cultura popular sertaneja – cangaceiros, caçadores, feirantes e lavadeiras – através de três palhaços e três músicos.
Já no dia 28 de março, sábado, serão encenados dois espetáculos: No Miradouro, Os Mistérios de uma Serpente, da Cia. Ribeir’Arte de Teatro, de Xique-Xique, que leva para os palcos uma das mais importantes narrativas orais da região, o romance entre Mariá, ribeirinha de voz doce e encantadora, e o tropeiro Avelino; e As Lendas do Velho Chico, da Cia. de Teatro Mistura, de Ibotirama, que retrata os contos, histórias, causos e lendas do município e outras cidades banhadas pelo Rio São Francisco.
No último dia, 29 de março, iria acontecer o espetáculo Auto das Nascentes: A Epopeia de um Vale Em-Cerrado, do Grupo En-Cantos, de Correntina, mas apresentação foi cancelado no dia da apresentação por problemas com transporte e o evento foi encerrado na tarde de domingo com a Oficina de Tally Gaia de Caetité Bahia. Tivemos uma alteração na sexta feira com o Grupo de Teatro Amadores da Arte de Serra do Ramalho que decidiu participar da Mostra de teatro na semana do evento, o grupo trouxe o espetáculo Você Pinta como Eu Pinto? Que contribuindo com o evento.

Sobre o Calendário das Artes – Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Seu fundamento está na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, incluindo premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. Somando as seis Chamadas realizadas desde seu lançamento, entre 2012 e 2014, o Calendário das Artes já disponibilizou um total de R$ 3,653 milhões para a execução de 282 projetos, selecionados dentre um total de 4920 inscritos. São projetos oriundos de 109 cidades, contemplando todos os 27 territórios de identidade do estado.
I Mostra de Teatro do Território Velho Chico
Lamúrias de Palhaços Tontos no Aldo do Bode = 27 de março (sexta-feira), 19h
- Você Pinta como Eu Pinto? = 27 de março  (sexta-feira), 20:30h
No Miradouro, Os Mistérios de uma Serpente = 28 de março (sábado), 19h
As Lendas do Velho Chico = 28 de março (sábado), 20h30
Auto das Nascentes: A Epopeia de um Vale Em-Cerrado = 29 de março (domingo), 19h

Oficinas e Palestra
Oficina - O Corpo se Cria = 28 & 29 / 08:00 ao 12:00 horas 
Dominique Faislon da cidade Correntina Bahia
Palestra - Atuação na Área Artística, Registro Pro ssional e Formação para as Artes
Fernando Marinho Presidente do Sated Bahia - Salvador
Oficina - Vivência com Jogos Teatrais = 28 & 29 / 14:00 ao 18:00 horas 
Tally Gaia de cidade Caetité Bahia 

Onde: Auditório do Colégio CETEP Velho Chico (Rua Francisco Barreto Novaes – Ibotirama/BA)
Quanto: Gratuito
Informações: 71 9139-1607 | vaniagesse@hotmail.com


Apoio financeiro: Calendário das Artes/ FUNCEB/ SecultBA/ Governo da Bahia
Apoio Cultural: Secretário de Cultura de Ibotirama, Restaurante Recanto do Sabor, Foto Zoom, Pizza Express, Pousada de São Francisco.

Realização: Cia de Teatro Mistura, Movimento de Teatro do Velho Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário