domingo, 3 de maio de 2015

Segunda Dia da Mostra de Teatro em Ibotirama

A 1ª Mostra de Teatro do Território Velho Chico aconteceu durante três dias com quatro espetáculos envolvendo grupos de teatro de 08 cidades, com a presença de vários representantes de grupos de teatro da região, Danilo Borges de Paratinga, Dominique Faislon de Correntina, Grupo de Teatro Amadores da Arte de Serra do Ramalho, Ribeira Arte de Xique  xique, Grupo Arte em Movimento de São Gabriel,  Elvis e o grupo de teatro de Bom Jesus da Lapa, componentes do grupo de São Desiderio, Tally Gaia de Caetité do Grupo Dobradores da Arte e também representante da Casa de Anísio Teixeira,  e a presença do ilustre Ator,  Fernando Marinho que foi um dos fundadores da companhia baiana de patifaria e é Presidente do Sated Bahia. durante o evento o auditório do colégio Cetep ficou pequeno para os participantes das oficinas e palestras. A população Ibotiramense teve a oportunidade de assistir trabalhos de qualidade e com certeza ficou satisfeita. Este é o resultado do Projeto que veio fortalecer os grupos de teatro dos territórios do oeste da Bahia, promovido pela Cia de Teatro Mistura e a Mistura Produções, no Município de Ibotirama. Gilberto Morais, coordenador do projeto e do Movimento de Teatro do Velho Chico, mostrou as importantes parcerias que foi essencial para a realização do evento como apoio dos grupos de teatro e apoio cultural da prefeitura e secretaria de Cultura de Ibotirama. Na programação teve dois espetáculos que mostram como os grupos de teatro da região ribeirinha estão se dedicando ao processo de pesquisa, criação e produção de seus trabalhos. A Cia de Teatro Mistura de Ibotirama e a Cia. Ribeira Arte de Xique Xique realizaram nos seus espetáculos uma dramaturgia voltada para a cultura popular envolvendo causos, contos e histórias contadas as margens do Rio São Francisco.
1ª Espetáculo da Noite 
"No Miradouro, os Mistérios de uma Serpente"
Primeiro espetáculo da Noite ficou por conta da Cia. Ribeira Arte de Xique xique BA, que trouxe a memória cultural ribeirinha. O grupo leva para os palcos uma das mais importantes narrativas orais de nossa terra, conta a história de Mariá, ribeirinha de voz doce e encantadora que desperta o coração do tropeiro Avelino. Ajudados por Dorinha, amiga e criada de Mariá, os dois vivem um grande romance que mudará para sempre a vida da jovem moça. A peça faz alusão aos aspectos mais relevantes da cultura regional, o sertão ribeirinho é o grande cenário dessa história que mescla a Fé e a Devoção a Senhora Santana com seres e mistérios de outro mundo.
2º Espetáculo da noite 
"AS LENDAS DO VELHO CHICO"
Segundo espetáculo da Noite ficou por conta da Cia de Teatro Mistura de Ibotirama, grupo que organizou a Mostra de teatro do Velho Chico estreando AS LENDAS DO VELHO CHICO que é um espetáculo que retrata os contos, histórias, causos e lendas de Ibotirama e outras cidades ribeirinhas que são banhadas pelo Rio São Francisco. Para fortalecer a cultura popular nas margens do Rio, o texto tem poemas em literatura de Cordel. Negro D’ Água – A Mulher de Sete Metros e o Vapor Encantado. 
Traz um texto de autoria de Neemias Gomes, Gilberto Morais e componentes da CTM, o espetáculo é repleto de linguagens artísticas envolvendo a literatura de cordel do poeta Joilsom Melo e a poesia de Reizinho Pereira, além de utilizar de equipamento circense durante a dramaturgia acontece também a projeção de três vídeos curta metragem, cada um com dois minutos para cada lenda contada , um trabalho realizado por Joyce Souza e Crisna Himof, um verdadeiro show de imagens, e a musicalidade está o tempo todo em sintonia com os atores, pois a trilha sonora acontece ao vivo sobre direção Musical de Gerri Cunha, as músicas é de autoria de Jarbas Ési que outro musico que vem contribuindo com a CTM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário